top of page
  • Foto do escritorAmgercal

Trica-Ferro



No Brasil há uma diversidade de pássaros silvestres e um dos mais apreciados, mais precisamente pelo seu canto, é o Trinca-Ferro. Ele pode ser encontrado na parte central do Brasil, além também da Bahia até o Rio Grande do Sul.

O nome Trinca-Ferro se deu pelo seu bico duro e forte, tendo bicadas potentes para o seu tamanho que é cerca de 20 cm e com peso por volta de 50 gramas. Vivendo à beira das matas, baixadas ou montanhas, por sua grande distribuição demográfica a ave acabou sendo dividida em 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”.



Características e Canto



Diferenciar o macho da fêmea não é tão fácil, já que a fisionomia deles não é tão diferente. Seu corpo tem uma cor que lembra o verde oliva, a cabeça é acinzentada, a garganta é ocre-clara. O peito e abdome são cinzentos-oliváceos, com ocre no meio.

Um dos modos de diferenciar o macho da fêmea é através de seu canto, pois o macho tem um canto forte, principalmente quando tenta expulsar outros machos de perto de seu território, já a fêmea tem um piado. O Trinca-Ferro possui uma siringe, que é órgão responsável pelo seu canto tão bonito e diferente de outras aves, pois ele consegue notas mais elaboradas.

De região para região, mantendo o mesmo timbre, o canto varia um pouco, como o Liro, Fuím, Bom dia tio João, Eu sou terrível, Ró, Grego Mole, Que que fiz meu Deus, Escuto o que digo, entre outros. Podendo ter nestes cantos um “boi” no final.


Reprodução


Como o Trinca-Ferro tem como habitat natural as capoeiras, bordas de matas e clareiras, eles podem ser vistos em áreas baixas ou altas das matas.

Seu ninho é feito em arbustos com cerca de 1 a 2 metros de altura, com um diâmetro com cerca de 12 cm. Seu período de reprodução é restrito para o casal, no qual como territorialistas são fiéis ao lugar que estão. Seus 2 ou 3 ovos são alongados e tem cor azul-claros ou verde-azulados com pequenas e grandes manchas no polo rombo formando uma coroa.


Alimentação


O Trinca-Ferro, em ambiente natural, se alimenta de frutos, insetos, sementes, folhas e flores, quando mais novos (infância) seu regime alimentar é animal. O macho costuma trazer comida para as fêmeas.

Já quando criado por criador, seu alimento consiste por alpiste, semente de girassol, aveia, lentilha, rações estrusadas, frutas, legumes e pequenos animais. Mas é necessário observar o tipo de alimento a ser dado para a ave, pois como ele às vezes escolhe o tipo de alimento isso pode gerar problemas intestinais e uma alimentação desequilibrada de nutrientes que precisa comer.

É necessário ter atenção à água, pois o pássaro às vezes pode levar a comida para a água e isso pode gerar bactérias.


O canto do Trinca-Ferro encanta por onde passa e isso faz com que ele seja tão apreciado pelos brasileiros.


Conte para a gente, aí na sua cidade tem Trinca-Ferro?

Qual o tipo de canto dele?


Gostou do nosso conteúdo?


Assine nossa newsletter, para receber toda semana nosso conteúdo semanal.






27 visualizações0 comentário
bottom of page