top of page

Como melhorar as penas das minhas aves

Muda de penas: Como tratar pássaros na troca de penas

Os pássaros passam por algumas fases durante o período de vida que possuem. Numa delas eles mudam as penas. Assim como na fase da mudança de bico, a mudança de penas é uma fase inevitável e necessária. Para os criadores de diversas aves que passam por esse estágio é muito importante conhecer as particularidades não apenas de suas aves como também as mudanças que ocorrem nesse período e o real significado desse acontecimento. Devido a alguns fatos que ocorrem durante a muda de penas, como por exemplo, a diminuição do apetite dos pássaros exatamente no período em que deveriam se alimentar melhor para repor as energias gastas devido ao esforço que fazem, é imprescindível que o criador seja bem orientado para tomar alguns cuidados essenciais.

SAIBA QUAIS OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA PÁSSAROS EM TROCA DE PENAS O consumo de alimentos que contenham muitas vitaminas são importantes em todas as fases de vida dos pássaros. Mas, principalmente no período em que eles estão trocando as penas a ingestão de vitaminas se torna essencial. A primeira maneira de fazer isso é através de alimentos, a segunda, através de medicações apropriadas. Lembrando que, embora os pássaros se alimentem menos durante a muda de penas, isso não significa, necessariamente, que estejam necessitando de algum suplemento alimentar. O que vai definir, realmente, a necessidade de incluir alguma medicação que contenha as vitaminas necessárias são as diversas reações que eles apresentam no ambiente em que vivem. Por exemplo: se um pássaro passou a comer menos, mas não está movimentando-se como de costume, ou seja, gastando demasiada energia além da utilizada para mudar as penas, ele não está necessitando de mais vitamina porque não está gastando energia como antes. Quando um pássaro está trocando as penas, não significa, necessariamente, que ele esteja doente devido a comportamento atípicos como ficar mais quieto e parar de cantar do modo que faziam anteriormente. Porém, alguns deles podem ficar mais frágeis e nesse momento, cabe ao criador tomar as devidas providências.


Complementos alimentares para pássaros na troca de penas


Para ajudar os pássaros a passarem naturalmente pela muda de penas mantendo um bom nível de vitaminas no organismo, alguns complexos vitamínicos e afins podem ser utilizados. Confira alguns deles que estão disponíveis no Mundo dos Pássaros:

Nalyt Muda:

Amgercal Nalyt Fases Muda é um suplemento de vitaminas, aminoácidos e eletrólitos hidrossolúveis complementados com dois poderosos agentes anti stress e controladores de agentes patogênicos que atuam na muda de pena dos pássaros e aves em geral de vitaminas, aminoácidos e eletrólitos, indicado para na fase de muda de penas.

MODO DE USAR - DOSE: 20g em 1 kilo de farinhada ou ração (1g em 50g de alimento) durante os primeiros 7 dias de vida. Repetir a mesma dose após intervalo de 5 dias. Caso durante a muda de penas ocorrerem períodos de stress ambiental, transporte, vacinações, administrar o produto durante 3 dias seguidos.

INDICAÇÃO: Para suplementação nas situações de desafio e condições de stress que ocorrem nas fases de muda de penas, na muda dos 4 meses, ou na muda de pardo para adulto, como exemplo: peito seco, diarréia da muda, anemia, permanência em voadeiras, transportes, vacinações, etc. Auxilia os pássaros de cor, na coloração das penas e na manutenção da voz das aves canoras. Auxilia em casos de queda de resistência nesta fase da vida (mycoplasmose, infecções bacterianas, coccidiose). Repõem eletrólitos e vitaminas. Atua nos quadros clínicos de enterites, pododermatite, coriza, sinusite, artrite infecciosa, evita a morte do filhote na muda dos 4 meses, ou na muda de pardo para adulto, reduz problemas em situações de mudanças de ambiente, reduz problemas respiratórios na criação. Nalyt Muda, age com eficiência nos pássaros de cor, auxiliando na formação de penas novas e nos pássaros canoros, prevenindo a rouquidão e preparando os futuros cantores. Auxilia na prevenção da Salmonelose, Colibacilose e estimula o sistema imunológico, associado a nutrientes em doses próprias para esta fase.




2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page