top of page
  • Foto do escritorAmgercal

PINTA PRETA EM FILHOTES DE PÁSSAROS


No vídeo acima o Dr. Michel explica bem detalhado a respeito da Pinta Preta, mas vamos explicar um pouco aqui também!


A pinta preta em canários que surge no abdômen dos filhotes e que os levam a morte em pouco tempo. Pesquisando pelos artigos fiz uma compilação interessante que serve como parâmetro para quem vem encontrando problemas na sua criação.

O Ponto Negro

Muitos canaricultores já ouviram falar da pinta preta, e ainda pior, alguns já viram canários seus morrer com esse problema. As poucas coisas que se sabe sobre esta doença são:

– A pinta preta que aparece na parte lateral direita do abdômen é a vesícula biliar congestionada. Depois da cria morrer a vesícula rompe-se e dela sai a bílis que cobre toda a parede abdominal; – Afeta principalmente as crias; – As aves nascem já com esse problema.

Atualmente desconhece-se se trata de uma doença contagiosa (vírica, bacteriana ou fúngica) ou um problema metabólico. Investigações recentes realizadas nos EUA parecem demonstrar ser um vírus.

Em qualquer caso, nos aviários afetados deve-se proceder da seguinte maneira: – Desinfetar escrupulosamente as instalações assim como todos os utensílios utilizados pelos canários (comedouros, bebedouros, poleiros…); – Administração de vitaminas e probióticos para fortalecer as defesas das aves; – Aumentar a ventilação do canaril e diminuir o número de aves existentes no canaril; – É aconselhável reduzir o número de posturas ou mesmo não deixar as aves fazer criação esse ano.

Existem aves que costumam ter filhotes com o ponto negro e de um momento para o outro criam com normalidade. No ano passado recebi um par de canário de cor que tinham tido problemas com o ponto negro nos filhotes. Enquanto estiveram no meu poder limitei-me a dar complexos vitamínicos e pro bióticos juntamente com uma alimentação variada. A primeira postura teve 4 ovos: 2 férteis e 2 brancos. Na segunda postura também foram 4 ovos: 3 férteis e 1 ovo branco. Todos os ovos férteis vieram a dar filhotes saudáveis enquanto que na época anterior tinham todos morridos com o ponto negro.

São muitas as perguntas que faltam responder: – Que fatores desencadeiam a aparição desta doença? – Como se contagia? – Qual o tratamento?

Parece evidente que os antibióticos não resolvem o problema por isso temos que procurar substancias que aumentem as defesas dos canários para eles próprios ultrapassarem a doença.

18 visualizações0 comentário

留言


bottom of page