top of page

Periquito-de-encontro-amarelo

O periquito-verde, é um dos animais de estimação mais apreciados no mundo, você sabia que existem mais de uma raça?

Está circulando nas redes sociais, um vídeo em que ao se olhar rapidamente causa a impressão de ser só uma árvore normal, com folhas novas. Mas, na verdade, não é uma árvore normal, nela contém dezenas de periquitos-de-encontro-amarelo. O vídeo filmado em Cuiabá, Mato Grosso, mostra o agrupamento das árvores para pernoitarem no local, como pode-se ver no vídeo aqui em baixo.


Vídeo: Reprodução/Internet


Você conhece este Periquito-de-encontro-amarelo?

Imagem: Reprodução/Internet

O periquito-de-encontro-amarelo, também conhecido como periquito-estrela, possui uma faixa amarela na parte superior de suas asas e uma área branca ao redor dos seus olhos formados só por pele. Seu bico é muito forte e quando adulto mede cerca de 23 centímetros. Eles são tão parecidos que é difícil diferenciar um do outro, uma dica quando você vê um casal, o macho é um pouco maior e a cabeça quadrada. Suas asas abertas medem mais ou menos 12,5 centímetros.

Ele pode ser encontrado do sul ao extremo do Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Pantanal, Rio de Janeiro e São Paulo. Como também, no norte, oeste e sul da Bolívia, nordeste da Argentina, leste do Paraguai, Uruguai e Peru.

Alimentação, canto e reprodução


Ele gosta de comer frutos, sementes, flores e néctar, por isso você pode o ver se equilibrando em alguma árvore. E é durante a alimentação que se ouve mais alto o seu canto, por viver em bando e por vez com aves de espécies diferentes, as aves disputam por alimento pela vocalização, e é neste momento que são mais barulhentos. O som é parecido com um tchiri tchiri.

Seu ninho pode ser visto em vãos de árvores, telhas, ninhos escavados em cupinzeiros arborícolas e nas casas de joão-de-barro abandonadas. Sua incubação dura 26 dias e podem ser botados cerca de 5 ovos. Os pais abandonam o ninho com cerca de 8 semanas após o nascimento, porém, mesmo após o abandono os pais voltam para os alimentar.


Urbanização e criação doméstica


Podendo ser encontradas em campos de vegetação baixa, ilhas de matas intercaladas, matas ciliares, cerrado e cerradão. Como nós vimos nos vídeos, eles se deslocam em bando e sempre com seu casal, pois são animais muito fiéis e também se adaptou em ambientes urbanos.

Se você tem interesse em ter um periquito como criação doméstica, saiba que são animais muito adaptáveis, como pode-se ver sua migração para o meio urbano, como também de fácil cuidado. Eles são animais diurnos e sua noite de sono é muito importante para que possam descansar, por isso precisam ficar em um lugar calmo, silencioso e com pouca luz.

Para evitar uma possível depressão e até morte da ave, escolha ter um casal para que não se sinta só e fique mais feliz com a companhia de outra ave.


Assine nossa newsletter, para receber toda semana nosso conteúdo semanal.



FERNANDA, Bruna.Periquito de Asa Amarela: Canto, Características e Curiosidades. Portal dos animais, 7 de jan. de 2020. Disponível em :https://www.portaldosanimais.com.br/informacoes/periquito-de-asa-amarela-canto-caracteristicas-e-curiosidades/ Acesso: 30 de mar. de 2021


16 visualizações0 comentário
bottom of page