As intoxicações em aves domésticas, como papagaios e calopsitas, são mais comuns do que muitos imaginam, principalmente por serem animais ativos e curiosos.
Desta for
ma, por descuido do dono, os animais podem ingerir, inalar ou absorver produtos (via percutânea) sofrendo sérias consequências por serem mais frágeis do que os mamíferos.
Um exemplo desta intoxicação é originário das panelas de teflon, um produto sintético antiaderente, que quando estão muito aquecidas liberam um gás altamente tóxico (gás politetrafluoretileno). Ferros de passar roupa também possuem o mesmo material tóxico que prejudicam o sistema respiratório das aves.
Desta forma, os pulmões destes animais, muito sensíveis e peculiares, não estão preparados para absorver este gás. Dependendo da quantidade ingerida, o resultado pode ser uma hemorragia pulmonar, levando o animal a sintomas como falta de coordenação motora, fraqueza e até mesmo a morte.
A forma de prevenção mais adequada é não deixar o animal na cozinha no momento em que as panelas estiveram no fogo e evitar deixá-los em quartos fechados quando for usar o ferro de passar roupas.
Em todo caso, se a ave apresentar algum destes sinais descritos neste artigo, leve-a imediatamente ao médico veterinário, que prescreverá o melhor medicamento para a desintoxicação.
Essas intoxicações devem ser avaliadas por médicos veterinários atualizados na área de animais silvestres que irão proceder o diagnóstico e tratamento correto.
Comments