Os pássaros atraem por sua beleza, pelas cantorias e por todo o carinho que gostam de receber. Mas é importante conhecer as espécies que podem ser criadas em casa, os cuidados que precisam ser tomados diariamente e, principalmente, os benefícios que o pet pode trazer para a sua vida.
Algumas aves não se adaptam ao cativeiro doméstico e exigem recintos e ambientes que não condizem com casas. Existem animais que vivem em bandos e necessitam do convívio de indivíduos da mesma espécie. Outros podem desenvolver doenças e vir a óbito por causa ao manejo errado e local inadequado.
Atualmente no Brasil, nós temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. Os psitacídeos, classe dos papagaios, agapórnis, calopsitas, periquitos, são sem dúvida as aves mais indicadas para se ter como pet. Alguns exemplares como a Calopsita, a Ararajuba e a Cacatua Branca são companheiros para toda a família, inclusive para as crianças. Outros como o Papagaio Verdadeiro, Agapornis e o RingNeck são mais recomendados para adultos, pois podem rejeitar manipulação constante.
Canário
Calopsita
Diamante de Gould
Diamante Mandarim
Manon
Periquito
Todas as aves citadas se adaptam bem a casas ou apartamentos e podem ainda ficar fora da gaiola em momentos de supervisão. É necessário se alertar que toda ave silvestre ou exótica, criada como pet, necessita de consulta frequente com médico-veterinário especialista. Com manejo e alimentação inadequados as aves podem sofrer com estresse e desnutrição, levando a várias outras doenças.
コメント