top of page
  • Foto do escritorAmgercal

Canários

Vistos pela primeira vez em 1042 nas Ilhas Canárias, mas somente após a ocupação dos espanhóis na ilha em 1478 que eles ficaram conhecidos por sua mansidão, por seu canto alegre e também por ser possível de os criar.


Estas aves ganharam o coração de vários criadores, seu nome foi apelido da Seleção Brasileira de futebol pela cor verde amarela que alguns têm, os Canários são sem dúvida uma das aves que mais fazem parte das famílias como ave de companhia, por todo o afeto e amor em forma de música que trazem para as casas das pessoas.



Existem mais de 30 variações de espécies dessas aves espalhadas pelo mundo, você as conhece?


Por sua grande quantidade e variedade, as raças dos canários podem ser divididos em três categorias:


Os Canários de canto, que são as raças mais cobiçadas desejadas na canaricultura, por sua fantástica capacidade de aprender e reproduzir melodias complexas, além de sua grande diversidade em reproduzir sons.

Canários por cor, esta classificação é dividida através das cores das penas das aves. E são subclassificação em subgrupos de acordo com a pigmentação que predomina as plumagens. Sendo os canários lipocrômicos, que tem os tons brancos dominantes e recessivo amarelos e vermelhos, e os canários melânicos, os quais são ágata, bromo, marrom, isabel, verde, preto tons castanhos.

Canários de porte, também chamados de canários de desenho ou forma, tem certas características morfológicas específicas para fazer parte deste grupo. Está dividido em 5 grandes subgrupos, canários de penas onduladas, canários de penas lisas, canários de topete, canários de forma de penas lisas e canários de desenho.

Vou mostrar para vocês 8 tipos de canários que existem e os grupos pertencentes!


Canários de canto:

Canário Timbrado Espanhol (spanish timbrado)




Mesmo que suas características foram herdadas dos canários selvagens nativos das Ilhas Canárias, o Canário Timbrado Espanhol não é uma raça antiga, autênticos espanhóis. Criados entre as décadas de 40 e 50, seu canto variado, poderoso e alegre faz lembrar os sons das castanholas.

Canário Roller (german roller)



Considerada a raça de canário-cantor mais antiga, o Canário Roller, nativo da Alemanha, teve sua raça desenvolvida há mais de três séculos. Segundo alguns especialistas, esta raça é tipo de canário que combina elegância, ritmo e canto. Por ter uma bela aparência forte e uma boa saúde, é estimado que ele tenha sido empregado na criação de inúmeras raças de canários de canto e porte.


O canário Harzz Roller, que é uma variedade do roller alemão, é considerado hoje em dia o melhor canário cantor do planeta.


Canários de porte


Canário de Tenerife

Criada durante o século XX, a raça dos Canários de Tenerife's tem uma plumagem mista combinada por penas volumosas e onduladas com penas lisas, sedosas e compactas. Podendo ter uma variedade de cores que sua plumagem aceita, inclusive o vermelho de modo uniforme ou manchado.

Canário Hoso Japonês



Um dos poucos canários que foi desenvolvido fora da Europa, o Canário Hoso Japonês, foi criado com canários ondulados do sul, porém tem uma plumagem lisa, suave e sedosa, a qual aceita todas as cores.

Canário Gloster

De origem inglesa, os Canários Gloster’s tem algumas particularidades que os tornam mais apreciados e difundidos hoje em dia. De origem inglesa, com seu tamanho pequeno, corpo sólido, gorducho, com um topete que chama muita atenção e uma plumagem lisa e ajustada. Porém, existem Glosters que não tem um de seus charmes, o topete.


Canários de cor


Canário Lipocrômico - Canário Vermelho


O Canário Vermelho tem sua origem de Cardinalito da Venezuela, possui pigmentação vermelha brilhante que cobre toda a sua plumagem. Podendo ser possível ter cores vermelho intenso, vermelho nevado e vermelho mosaico.

Canário Melânico - Canário Ágata


A genealogia dos Canários Ágatas se deu pela diluição do canário negro-castanho. Em sua cabeça é possível notar uma linha sobre os olhos e uma papada ágata de cor escura. Seus pés e bicos são brancos. Com bastões finos, interrompidos parecidos com grãos de arroz, bastões negros com o mínimo de marrom, seus bigodes, bem visiveis, e cílios são negros.

Estes canários apresentam variadas cores possíveis, como: ágata amarela intenso, ágata vermelho mosaico, ágata amarelo marfim nevado, ágata vermelho marfim intenso, ágata branco dominante marfim, entre outros.







Amigos criadores nos conte aí, qual desses você cria?

Você cria algum diferente desses?

Você tem vontade de conhecer e criar algum desses?


Gostou deste conteúdo?



Acompanhe e se inscreva em nosso canal o Youtube e não perca nenhum de nossos conteúdos.


Também não se esqueça de assinar nosso newsletter, para acompanhar o conteúdo semanal de nosso blog!


Amgercal, porque quem ama cuida!


23 visualizações0 comentário
bottom of page