top of page

Calopsita

Que a calopsita é uma ave que vem ganhando os corações e lugares nas casas dos brasileiros, todo mundo sabe. Mas você conhece algumas curiosidades sobre ela?

A calopsita é uma ave de origem australiana, seus primeiros registros foram feitos no século 18. Ela é também chamada de “caturra” em Portugal e “cockatiel” na língua inglesa. Dona de uma crista amarela, manchinhas vermelhas em seu rosto, que dão um ar mais fofo a ave, a calopsita é um animal simpático e único.

A ave chegou ao Brasil como animal de estimação, por isso não pode viver solta em na fauna e também por não ser brasileira não há predadores naturais na natureza.


Fidelidade e comunicação

Conquistar uma calopsita fêmea não é fácil e pode levar anos até que ela encontre seu parceiro ideal. Ela é uma ave monogâmica e tem somente um parceiro para toda a vida, por isso que é um processo difícil e rigoroso para as conquistar. Como é lindo o amor até dos animais.

Se você quer saber o humor desta ave, pode observar sua crista. Através dos movimentos de seu “topete” amarelo, é possível saber se ela está eufórica ou assustada quando as penas estão altas e quando estão abaixadas pode indicar que estão tranquilas.


Existem espécies que podem falar

Algumas espécies de calopsitas conseguem falar poucas palavras, tal como os papagaios. Uma curiosidade muito legal também é que elas conseguem assobiar, e que o canto da fêmea pode ser diferente do macho.


O possível sumiço das manchas de suas penas

Na época de reprodução, das aves, podem aparecer manchas na nuca, face e ao redor dos olhos, as quais podem sumir depois de um tempo. O aparecimento pode ser por causas hormonais ou indicação que ave pode está estressada ou cansada.


É preciso amansar a ave


Para manter a calopsita dócil é preciso que o tutor passe mais tempo ao seu lado, conversando e fazendo contato para que ela se sinta confortável. Este cuidado deve acontecer em seu primeiro ano de vida.




São aves que demonstram cansaço e tem terror noturno


As calopsitas são aves expressivas, por isso são capazes de demonstrar quando estão cansadas ou com preguiça, através de bocejos. Sendo os bocejos um dos gestos feitos frequentemente.

Quando não colocadas em um lugar tranquilo durante a noite, as aves podem ter pesadelos ou terror noturno. Por causa de sombras, barulhos e insetos que podem as assustar.

Podem viver mais de uma década

Isso mesmo, as aves como pet têm a expectativa de vida em média entre 10 e 20 anos, já em seu habitat natural podem chegar há 30 décadas ou mais.



Para ter uma calopsita é necessário ter todos os cuidados necessários para que ela tenha uma vida longa e saudável. Ter atenção em sua alimentação, oferecendo o melhor e qualidade a ela, se atentar ao local que sua gaiola fica, desenvolver atividades de interação social.

O cuidado com a ave é o melhor para garantir sua longevidade, por isso conte com os produtos AMGERCAL, porque quem ama cuida. Criar e preservar é amar!


Assine nossa newsletter, para receber toda semana nosso conteúdo semanal.



8 visualizações0 comentário
bottom of page