Calopsitas podem tomar banho de sol?
Sim! Elas podem e devem tomar banho de sol. O banho é essencial para o bom funcionamento do organismo das aves da espécie.
Assim, como nós, humanos, a calopsita depende muito do cálcio para a saúde de seus ossos e músculos, que depende da vitamina D ser absorvida pelo organismo de modo correto. Além de tudo, esse banho ajuda na manutenção das penas, no crescimento e desenvolvimento.
Quando fazer a exposição ao sol?
Para evitar problemas em nossas amigas é preciso que haja moderação na exposição solar.
A exposição deve ser direta, não entre vidro ou algo que não deixe os raios chegarem na ave. Mas para isso é preciso ter atenção, deixá-las no sol entre 15 e 20 minutos, em horários de baixa intensidade, como no início da manhã e final da tarde.
É preciso ficar atento!
Se sua ave ficar com o bico aberto, a tire imediatamente e leve-a para um local fresco, se possível em lugares que tenha ventilação natural ou com ventiladores e ar condicionado, mas nunca deixe o vento direto na ave.
Também garanta que ela tenha água fresca no bebedouro e um recipiente com dois dedos de água fresca onde ela possa tomar seu banho.
Atenção!
A falta de banho solar pode ocasionar em problemas no crescimento e mau desenvolvimento da ave, como a descalcificação dos ossos.
Fonte: Blog Petz
Comments