top of page
  • Foto do escritorAmgercal

Arara-Canindé

Atualizado: 5 de out. de 2021



Circulou na internet um vídeo de uma arara-candindé que fechou o registro de água do terminal de ônibus em Nova Bahia, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, causando falta de água no espaço em que passam diariamente cerca de 9 mil pessoas.





Você conhece as características da arara-canindé?



Com nomes como arara-de-barriga-amarela, Canindé, arara-amarela e ara-ararauna.

Medindo cerca de 80 centímetros de comprimento, com cauda longa e com uma linda coloração azul ultramarino no dorso e um amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha preta e na cabeça uma área com linha de penas pretas. É saber que a ave é mais jovem por ter asas e rabo café-acinzentado e olhos pardos.


Alimentação

Sua alimentação consiste basicamente em sementes, frutas e nozes. Durante certas épocas do ano, elas migram em busca de alimento, se deslocam em grandes distâncias durante o dia por locais de descanso e alimentação



Reprodução


Constroem seu ninho entre dezembro e maio, em buracos no tronco de palmeiras mortas, com tamanho entre 10 e 25 metros de altura, tendo 2 ovos, incubados por 24-26 dias.



Hábitos e Distribuição Geográfica


As araras-canindé, vivem em pares ou em grupos de 3, mesmo quando andam em bando a combinação é mantida. É comum encontra-las em copa de florestas de galerias, várzeas com palmeiras, interior e bordas de florestas altas. Elas são uma dos psitacídeos de grande porte mais presente no ambiente urbano.



Sua distribuição geográfica vai da Amazônia até o Paraná, são também encontradas no leste do Panamá e norte da Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia, até na parte norte da Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.


Amigos criadores você tem uma dessa em casa? Ou já viu pela sua cidade?

Se já viu, comente aqui de onde você é.


Gostou deste conteúdo?


Acompanhe e se inscreva em nosso canal o Youtube e não perca nenhum de nossos conteúdos.


Também não se esqueça de assinar nosso newsletter, para acompanhar o conteúdo semanal de nosso blog!


Amgercal, porque quem ama cuida!







Arara-canindé (Ara-ararauna). Wiki-Aves. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wiki/arara-caninde


10 visualizações0 comentário
bottom of page